PULSAÇÃO
Música e outras coisas

PULSAÇÃO


A primeira manifestação musical que se pode perceber, é, sem duvida, o ritmo (combinação de sons e silêncios em diferentes durações e intensidade), e para que este ritmo aconteça é necessário que haja uma referencia cronológica sobre a qual ele seja construído. A esta referencia chamamos de pulso ou pulsação.

Pulsação é o conjunto de lapsos de tempo, contínuos e uniformes com os quais medimos a duração de cada nota ou pausa a ser executada na musica, possibilitando assim, a construção do ritmo.

Embora deva haver uniformidade na pulsação, a sua velocidade pode variar de uma musica para outra, conforme o “espírito” que se queira imprimir através dessa musica. Esta velocidade é chamada de andamento e é contada à razão de número de pulsos por minuto (ppm), assim, quanto maior o numero de pulsos por minuto mais rápida será a musica, e no inverso a fará mais lenta. O andamento é indicado logo no inicio da partitura, junto à armadura de clave.


1.

1. CLAVE - para identificação das notas

2. FORMULA DE COMPASSO – forma de medir e marcar o ritmo

3. Tonalidade – pelo numero de acidentes fixos

4. ANDAMENTO - velocidade em que a musica será executada

Armadura de clave é o conjunto de informações destinadas ao executante, que são escritas no primeiro compasso, incluem-se nestas informações:

FORMAS DE INDICAÇÃO

NOMENCLATURA ERUDITA – termos do idioma italiano que dão idéia da velocidade (media) a ser usada. São eles:

LENTOS :

· abaixo de 40 ppm – GRAVE

· entre 40 e 60 ppm – LARGO

· entre 60 e 66 ppm – LARGHETTO

· entre 66 e 76 ppm - ADAGIO

MODERADOS:

· entre 76 e 96 ppm – ANDANTE

· entre 96 e 108 ppm – ANDANTINO

· entre 108 e 120 ppm - MODERATTO

RAPIDOS

· entre 120 e 140 ppm – ALLEGRO

· entre 140 e 168 ppm – ALLEGRETTO

· entre 168 e 200 ppm – PRESTO

· Acima de 200 ppm - PRESTISSIMO

Nota: este tipo de nomenclatura é encontrado freqüentemente nos hinários – Cantor Cristão, Harpa Cristã, Hinos e Suplicas e outros

NOMENCLATURA POPULAR – encontrada, normalmente na musica popular e indica de forma genérica a velocidade da musica, deixando por conta do bom senso do executante a escolha da melhor velocidade. Assim temos:

Nomenclatura brasileira:

· LENTOS – abaixo de 76 ppm, usa-se a expressão “canção” junto ao gênero musical. Ex.: samba-canção ou valsa-canção.

· MODERADOS – entre 76 e 120 ppm, usa-se a expressão “médio” junto ao gênero musical. Ex.: samba médio ou rock médio

· RAPIDOS – acima de 120 ppm, usava-se ate o inicio do século XX a expressão “sapeca” junto ao gênero musical. Ex.: choro sapeca. No entanto, atualmente esta expressão foi abolida, usando-se simplesmente “rápido”

Nomenclatura internacional:

Assim como na nomenclatura brasileira, a internacional também usa as expressões junto à indicação do gênero musical, normalmente extraídas do idioma inglês:

SLOW – lento. Ex.: slow waltz

MEDIUM – moderado. Ex.: médium funk

FAST – rápido. Ex.: fast rock

GRADUAÇÃO DE PRECISÃO – Esta graduação vem indicada no inicio da partitura pela figura rítmica que representa o pulso ( q = 80) seguida do numero de pulsos por minuto, e é medida por equipamento próprio para este fim, chamado metrônomo





METRONOMO

Equipamento de relojoaria, que através de um pendulo regulável ,marca a velocidade do pulso a ser seguida. Usado em gravações, estudo e ensaios à distancia


Nota: A mesma função pode ser exercida por um equipamento de ritmo eletrônico (bateria eletrônica, que consiste de um gerador de sons sintetizados, que a partir de padrões rítmicos gravados (sons de percussão) sujeitos à alteração de velocidade também se presta para a indicação de andamento de precisão. Usado comumente por tecladistas e guitarristas.

PADRÃO RITMICO – sucessão de compassos ritmicamente iguais, que usamos para fazer a marcação de uma musica, conhecido popularmente por “batida” ou “levada”.

Identificador do gênero musical. Ex.: batida de samba ou levada de reggae, etc..

CONTAGEM – nas performances em equipe, muitas vezes, a indicação escrita não é levada em consideração e sim a condução de um lider, que pode ser:

· REGENTE – embora os músicos tenham escrita nas suas partituras a indicação do andamento, ele deve seguir o gestual do regente, que, entre outras coisas, determina a velocidade da musica.

· BAND-LEADER - em formações pequenas (menos de dez músicos), não há necessidade de um regente em especial e, na maioria das vezes, as musicas são executadas “de cor”, sem leitura. Assim, um dos músicos, geralmente o baterista ou aquele que tem melhor domínio sobre a musica, assume a posição de band-leader, efetuando a contagem de um compasso vazio antes do inicio da execução, para que todos iniciem a musica ao mesmo tempo e na velocidade que ele determinou.

APLICAÇÕES

O andamento tem uma importância muito grande quanto ao espírito que se quer imprimir através da musica. Uma vez que a natureza humana tem a predisposição de assimilar o ritmo imposto por agentes externos e adaptar-se. A velocidade determinada por uma musica pode provocar reações diversas no metabolismo humano, se não, vejamos o caso das academias de ginástica, onde uma musica ambiente dita o ritmo dos exercícios para o atleta, ou ainda, desde os tempos bíblicos, os músicos são colocados à frente dos regimentos militares quando partem para marcha (II Cr. 20:17/22), a fim de que os soldados se mantenham animados para a longa caminhada.

EFEITOS

Como já foi dito anteriormente, o andamento da musica pode mexer com os nossos sentidos e sentimentos, e esta faculdade da musica pode se tornar, dependendo do que ela estiver transportando, quero dizer: a letra, uma grande benção, algo muito agradável ou um pesadelo. Vamos observar as características de cada faixa de velocidade e seus efeitos:

· Andamentos lentos, ou seja, abaixo de 76 ppm, pode nos provocar um estado de calma, tranqüilidade, introspecção, melancolia e depressão. Assim, ao ouvir uma musica lenta, podemos, se sua mensagem for boa, entrar em um estado de reflexão, contemplação, contrição ou adoração. No entanto, se a mensagem for má, isto poderá nos levar a um quadro de melancolia e depressão (fossa).

· Andamento moderados, aqueles entre 76 e 120 ppm, tem um caráter de neutralidade, visto que esta velocidade corresponde à nossa freqüência cardíaca, e, segundo alguns estudiosos, passa subliminarmente uma sensação de segurança, pois nos arremete ao ventre materno. Coincidência ou não, este tipo de andamento é muito usado nas composições de jingles comerciais, pois ajuda a passar credibilidade ao produto anunciado.

· Andamentos rápidos, acima de 120 ppm, nos provoca um estado de euforia que, como nas musicas lentas pode se tornar o veiculo de um comportamento desastroso ou não. Uma musica rápida que tenha uma mensagem boa nos deixa alegres, satisfeitos, felizes e com vontade de louvar a Deus, mas, se ao contrario a mensagem for ruim, pode-se ter um resultado do mesmo nível, como por exemplo, em um baile funk, onde por três ou quatro horas as pessoas escutam mensagens de apologia à violência, transportadas por uma musica rápida e de pulsação forte, a conseqüência será a explosão dessa violência.




loading...

- Sobre Correr E Ler (parte 2)
continuação... (texto compilado do livro "Alegria de Correr", de Werner Sonntag) Equipe do CORRE que disputou a Maratona de J. Pessoa de 1985, A Maratona do IV  Centenário..Eu sou o corredor 316, o primeiro da fila de baixo à direita “Procure...

- Sugestões De Aulas De Musica
SUGESTÕES DE AULASfonte:http://musicanaescolaportal.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/ Aqui você pode acessar diversas aulas e coleções de aulas sobre Música na  Escola. Você também pode acessar através do site do Portal do...

- Jogos E Brincadeiras
JOGO COM TIMBRESToda musicalização e educação musical pressupõe educação perceptiva, vocal e rítmica. Em algumas atividades podemos destacar alguma qualidade do som para trabalhar, mas implicitamente estaremos desenvolvendo a percpeção,...

- Jogos Musicais
1 - Bola que pausa (o nome foi dado por um dos meus alunos,rs)Criação: Dâmaris Navarro Material: três bolas com cores diferentes.Objetivos: Desenvolver a percepção de som e silêncio. Trabalhar o andamento, e contagem de compasso. Atenção...

- Pesquisa
 http://www.amusicanaescola.com.br/blocos.html PSICOMOTRICIDADEÉ a integração das funções motrizes e mentais sob o efeito da Educação e do desenvolvimento do sistema nervoso.Portanto, a educação psicomotora é a educação de seu próprio...



Música e outras coisas








.