Música e outras coisas
Quatro décadas de Art Ensemble of Chicago
Quem estava em SP em outubro do ano passado teve a oportunidade de ver o
Art Ensemble of Chicago em ação. Famoudou Don Moye pode necessitar hoje de uma bengala para chegar à sua bateria. Roscoe Mitchell, de um banquinho para descansar entre os solos. Mas o som do Art Ensemble of Chicago mantém a mesma vitalidade de sempre. E isso não é pouco: são mais de quatro décadas de estrada sonoro-criativa.
Os outros músicos originais do grupo ficaram pelo caminho: o trompetista Lester Bowie morreu em 1999. O baixista Malachi Favors, em 2004. Joseph Jarman, o outro saxofonista do AEOC, se exilou em um mosteiro budista nos 90, em busca espiritual. De qualquer forma, para quem viu o AEOC recentemente, com certeza não houve decepção _apesar das baixas...
A gênese do Art Ensemble of Chicago está em um grupo que começou a circular em 1966 e contava com Mitchell, Favors e Bowie. No começo de 69, com a inclusão de Jarman _mas ainda sem baterista definido_, surge o nome
Art Ensemble of Chicago. Ainda neste ano, Don Moye se juntaria ao grupo, dando sua cara definitiva. O quinteto se manteve ativo por todas essas décadas. E não no sentido de “atividade” que muitos grupos de rock (e outros gêneros) dão ao termo: esqueça dos
Stones tocando outra vez
Satisfaction, após 1.000.000.000 de repetições: quem for assistir o AEOC não encontrará resgates de clássicos: o improviso permanece como estrutura primária para esses músicos: criação de sons é o mote; o novo, sempre, é o caminho a ser seguido.
Mais do que apenas um grupo de free jazz, o AEOC está interessado na música negra como um todo. Para eles e o pessoal da
AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians, um coletivo surgido nos 60 para difundir, reler e recriar a música negra), à qual os músicos do Art Ensemble eram ligados, o free era (é) apenas uma das faces da “
great black music”. E para celebrar a música negra, Roscoe Mitchell e seus parceiros gostavam, principalmente até os 80, de subirem ao palco maquiados e munidos de máscaras e vestimentas
afro. Além de seus instrumentos originais, todos tocavam percussão. Cada apresentação era uma celebração da cultura ancestral que sustentava o que acreditavam: o palco como espaço ritualístico: é nessa chave que o Art Ensemble pode melhor ser compreendido.
Tutankhamun, gravado em junho de 1969, é um dos mais antigos registros do grupo, em seus momentos de exploração inicial. Pode não ser tão fantástico como
Fanfare for the Warriors, de 73, mas representa bem o que esses músicos estavam buscando. O trabalho de baixo de Favors _que abre o disco com curiosas explorações vocais_ é um dos pontos altos desta gravação. E ‘The Ninth Room‘, com seus 15 minutos, oferece rica oportunidade de apreciar solos de todos os músicos (Don Moye ainda não havia se juntado ao grupo).
loading...
-
Apresentando: Muhal Richard Abrams
Aos 84 anos, o pianista Muhal Richard Abrams vem pela primeira vez ao país, onde dará dois concertos solistas no festival Jazz na Fábrica, no Sesc Pompeia, nesta semana. Sendo um dos criadores da AACM, que acaba de completar 50 anos de história,...
-
Aacm: Cinco Décadas De Música Livre
Há 50 anos, nascia em Chicago um dos projetos mais longevos e fundamentais da música livre: o coletivo AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians). Surgido no ápice do free jazz, em maio de 1965, tinha em sua origem a missão de difundir...
-
Rare (free) Sounds: “roscoe Mitchell: Duets With Anthony Braxton” (1976)
Roscoe Mitchell acabou de completar 73 anos. O saxofonista (multi-instrumentista seria uma definição mais precisa) de Chicago é um dos nomes centrais da free music e, não bastasse ser colíder de um dos mais influentes e longevos combos, o Art Ensemble...
-
Coletivos, Cooperativas: Formas De Sobrevivência No Universo Free Jazzístico
No auge do free jazz, durante a década de 1960, músicos e artistas começaram a se associar em cooperativas, centros culturais e coletivos como forma de se fortalecerem para desenvolver e difundir suas criações e ideias. Bill Dixon foi pioneiro nesse...
-
Um Pouco Sobre Gerald Cleaver
Nada ainda foi falado por aqui sobre Gerald Cleaver. Parece até que o baterista representa espaço coadjuvante no quarteto de Perelman _o que não é verdade. Gerald Cleaver é de Detroit, onde nasceu em 1963. Filho de baterista, Gerald começou tocando...
Música e outras coisas