Música e outras coisas
Baladas de Oliver Lake
Foi na década de 70 que o saxofonista Oliver Lake (1942) começou a sedimentar seu espaço na cena jazzística. Pertencente à geração de Lester Bowie, Julius Hemphill e Henry Threadgill, Lake viveu em Paris entre 72 e 74, como muitos outros músicos
free naquela época. No período, participou da fundação do
Black Artist's Group (BAG), um dos coletivos mais criativos daquele momento efervescente.
Foi ainda nos 70s que gravou seu primeiro grande álbum como líder, “Heavy Spirits” (75), que contou com participações de Joseph Bowie, ‘Bobo’ Shaw e Olu Dara. A década ainda foi marcada pelo surgimento, em 76, do ‘World Saxophone Quartet’ (WSQ), formado por Lake, Hemphill, David Murray e Hamiet Bluiett. O WSQ acabou por se tornar um clássico grupo de sopros, que gravou mais de 20 discos _e ainda sobrevive: o último álbum é de 2006.
Os anos 80 trouxeram um Lake mais aberto, responsável pelo grupo ‘Jump Up’, que resgatava elementos do reggae e levou o nome do saxofonista a um público mais amplo.
O começo da década seguinte apresentou um viés menos explorado de Lake.
Again And Again, captado em 1991, trouxe a faceta 'balada' do saxofonista. Em quarteto, Lake desfia oito temas originais e mostra que também sabe soar lírico e suave _boa degustação para as madrugadas frias que se aproximam. Do conjunto, salienta-se ‘Re-cre-ate’, curiosamente a menos ‘balada’ do álbum, que traz alguns momentos mais
free e intensos do sopro de Lake. Para quem conhece o saxofonista do WSQ ou de seus momentos mais ardentes dos 70s,
Again And Again apresenta uma visada nova e fresca de seu trabalho.
Recorded at: Clinton Recording Studio, NYC, April 1991
Recorded direct to 2 track, Dolby SR.
Mastered at Masterdisk, NYC, June 1991
loading...
-
Free Jazz Underground: "ofamfa" (children Of The Sun, 1971)
Entre as décadas de 1960 e 1970, diferentes coletivos turbinaram a cena da free music. Ao lado do mais conhecido AACM, o Black Artists' Group (BAG) foi um dos mais intensos centros responsáveis pela divulgação/criação da música livre,...
-
Black Artists’ Group: História Revisitada
“Point from wich creation begins: The Black Artists’ Group of St. Louis”*Autor: Benjamin Looker *344 pags.*Editora: Missouri Historical Society Press (2004) O estrangulamento de apoios financeiros acabou por ser fatal para o Black Artists’...
-
Coletivos, Cooperativas: Formas De Sobrevivência No Universo Free Jazzístico
No auge do free jazz, durante a década de 1960, músicos e artistas começaram a se associar em cooperativas, centros culturais e coletivos como forma de se fortalecerem para desenvolver e difundir suas criações e ideias. Bill Dixon foi pioneiro nesse...
-
A Liberdade De Lester Bowie
Além de estarem em número menor, os trompetistas free não alcançaram a repercussão de seus parceiros saxofonistas _nenhum ocupou o posto icônico de um Miles Davis. Está certo que se os ouvintes de música livre forem indagados sobre revelações...
-
O Coquetel De Dr. Umezu
Kazutoki Umezu é um saxofonista japonês ligado à cena instrumental avant-garde que está em atividade há algumas décadas. Nascido em 1949 na cidade de Sendai, desembarcou nos EUA na década de 70, onde se infiltrou nos clássicos estúdios-lofts...
Música e outras coisas