Música e outras coisas
Um olhar para a Rússia (e cercanias) – IV
Ainda Sergey Kuryokhin (1954-1996).
Mesmo tendo se aberto a outros instrumentos e investigações sonoras, Kuryokhin jamais abandonou o piano. Seu instrumento de formação e origem permaneceu fornecendo ao músico russo um meio de expressão insuperável. Como já dissemos, o primeiro álbum de Kuryokhin sob seu nome foi “The Ways of Freedom”, gravado em abril de 1981. Nesse disco é possível apreciar a amplitude das influências e caminhos pianísticos de Kuryokhin. Outros trabalhos solistas vieram no decorrer da carreira, como “Some Combinations of Fingers and Passion” (1991), “Popular Zoological Elements” (1987) e “Liverpool”.
Um crítico já disse que sua música para piano pode ser localizada em algum ponto entre Cecil Taylor e Misha Mengelberg. Junto a isso, temos de acrescentar suas influências eruditas e vanguardistas. Admirador de John Cage, o músico russo gravou com piano preparado e, ao lado do saxofonista Keshavan Maslak, lançou o disco-homenagem “Dear John Cage” (1996), realizado apenas com piano e flauta de bambu.
Em dezembro de 1988, em excursão pelos EUA, Kuryokhin se apresentou no New Music America Festival, na cidade de Miami. O pianista russo recebeu como convidado, em uma de suas apresentações, o vocalista nova-iorquino David Moss (1949). Também percussionista, Moss teve com Bill Dixon uma de suas primeiras importantes associações (71-73). Depois tocaria com John Zorn, Richard Teitelbaum, Otomo Yoshihide, George Lewis, Tom Cora e a Filarmônica de Berlim. A participação de Moss neste Two for Tea é realmente a de um convidado. O prato principal (e mais extenso) do álbum é uma peça de piano solo de Kuryokhin, que revela a amplitude do trabalho do músico russo com seu instrumento de origem. Moss entra em cena, mudando o tempero do concerto, apenas nas duas últimas faixas.
1. Intro 1 (0:32)
2. Nobody Nose [piano solo] (38:37)
3. Intro 2 (0:13)
4. Two For Tea (12:53)
5. Just A Rehersal (12:51)
TfT
*Sergey Kuryokhin: piano, voice
*David Moss: vocal, percussion (4,5)
Recorded live December 9, 1988 at the New Music America Festival in Miami, Florida, USA. Track 5 recorded during rehersal/soundcheck. Tracks 1 to 4 recorded during the concert performance.
loading...
-
Um Olhar Para A Rússia (e Cercanias) – V
Sergey Letov é uma das mais ativas e interessantes figuras surgidas no cenário free improv da ex-URSS. Nasceu na cidade de Semipalatinsk, perto da fronteira com a Siberia, em 1956, tendo se mudado para as cercanias de Moscou em meados dos anos 1970....
-
Um Olhar Para A Rússia (e Cercanias) – Iii
Esse foi um dos nomes fortes da cena russa: o pianista Sergey Kuryokhin. Após anos longos de estudos de piano clássico e canto coral, desde a infância, Kuryokhin (1954-1996) desembarcou em 1971 em Leningrado, onde se integrou ao ‘Leningrad Conservatory’....
-
Um Olhar Para A Rússia (e Cercanias) – Ii
Considerado o “pai” da free improvisation na Rússia, Vladislav Makarov nasceu em 1950, na cidade de Smolensk, no sudoeste de Moscou, onde vive até hoje. Dedicado ao violoncelo, Vlad Makarov também se debruça sobre a pintura (ver ao lado) –obras...
-
Um Olhar Para A Rússia (e Cercanias) – I
Pela distância geográfica, pelo idioma incompreensível, também pelo fato de não haver grupos significativos de imigrantes seus no Brasil, a Rússia poderia ser para nós apenas mais um país exótico e pouco palpável. Porém, ao menos no que tange...
-
O Punkjazznoise De Kenny Millions
Kenny Millions (aka Keshavan Maslak) é hoje dono de um conhecido restaurant/music club na Flórida, o “Sushi Blues Cafe”. Para quem frequanta o local, é possível ver às vezes o músico comandando uma das sessões musicais que costuma promover...
Música e outras coisas