Atividades musicais
Jogos Musicais
Que som é esse?
Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte a classe poderá ajudar.
Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte a classe poderá ajudar.
Que sons são esses?
A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha. Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.
A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha. Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.
Cabra cega sonora
As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas. Depois, a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.
Telefone sem fio sonoro
As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento. A primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento e a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.
OBS: Pode ser feito apenas com 1 instrumento, onde elas vão passando para o amigo ao lado.
As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas. Depois, a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.
Telefone sem fio sonoro
As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento. A primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento e a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.
OBS: Pode ser feito apenas com 1 instrumento, onde elas vão passando para o amigo ao lado.
Espelho musical
As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra. Cada uma com seu instrumento que no caso devem ser parecidos. Ex. cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar faze-lo junto, como se fosse um espelho.
Regente de intensidade
A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte). Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto. Se o regente for diminuindo a força no instrumento as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).
As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra. Cada uma com seu instrumento que no caso devem ser parecidos. Ex. cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar faze-lo junto, como se fosse um espelho.
Regente de intensidade
A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte). Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto. Se o regente for diminuindo a força no instrumento as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).
Bom pessoal, é claro que estas brincadeiras são para crianças mais velhas, de aproximadamente 6 anos...Mas dá pra adaptar algumas com os pequeninos também!
Espero que gostem!! Beijos, beijos!!
Planejamento- Infantil I e II
Atividade 1: Todo início de aula: “Como vai você”
O brincar:
1. As crianças em pé, formam um círculo;
2. Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
3. As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até cumprimentarem todos os amigos.
Objetivos:
- ter momentos agradáveis no período de início da aula;
- vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
- desenvolver a atenção e concentração;
Atividade 2- “Ordem e comando”
Material: 1 instrumento que produza som grave ( ex. tambor) e 1 instrumento que produza som agudo (ex. guizo).
O brincar:
1. As crianças ficam em pé
2. Ao som grave: abaixam
3. Ao som agudo: ficam em pé
O professor comanda a brincadeira e depois pode passar para outro aluno fazer os sons.
Objetivos:
- desenvolver a atenção;
- diferenciar timbres;
identificar sons
Atividade 3- “Passa- passa” – Música- Engatinhando- Palavra Cantada
Material: Grupo de amigos e um objeto, de preferência uma bola.
O brincar: Um mestre vai inventando maneiras de passar a bola, e assim todos vão repetindo.
Objetivos:
- estimular a atenção
- trabalhar a pulsação da música
- interação
Atividade 4:"Brincadeira dos Timbres"
Material:
-6 ou mais folhas de sulfite com um instrumento desenhado em cada uma.
-1 cd com os sons dos mesmos instrumentos.
Exemplos:
O brincar:
Coloque as folhas de sulfite lado a lado.
Se a classe for muito grande, separe grupos com 5 alunos. ( se a classe for pequena, dá pra fazer com todos). Organize qual grupo irá começar a brincadeira e diga que o restante terá que se comportar, caso contrário não participará do jogo.
Faça uma fila indiana com o grupo que começar ( ou com a classe toda,se for pequena) e os posicione no meio dos instrumentos.
O professor comandará a brincadeira, ligando o som no instrumento de sua preferência. O grupo deve ouvir atentamente e correr para o desenho respectivo ao som, sempre em fila. Se alguma criança não correr junto do grupo, ficar parada ou errar , o grupo sai e dando lugar a outro.
O professor poderá trocar de instrumentos quando quiser, para que não se repitam os timbres.
Poderá haver vários ganhadores!
Objetivos:
- Trabalhar os timbres de cada instrumento;
- estimular a concentração;
- atenção;
- Conhecer os instrumentos;
Atividade 5 “BONECO DE PAU”
(folclore brasileiro)
O brincar:
1. Contar a melodia gesticulando conforme sugere a letra.
3. Demonstrar quais os sons que podemos fazer com as mãos e os pés.
Objetivos:
Levar a criança a:
- resgatar a música folclórica;
- utilizar a música como recurso para o desenvolvimento da coordenação fina;
- interpretar melodias;
- estimular a memória musical;
Relaxamento para finalizar a aula: Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.
Jogos Musicais
Bingo das figuras musicais.
Faz 6 cartelas diferentes uma das outras, com as cartelinhas menores para o sorteio. Na hora do sorteio, o professor pode tocar o ritmo que sair, e depois mostrar a figura.
Para marcar a cartela, recortei retalhos de EVA em círculos, e coloquei em um pote, que depois eu coloco a foto. Caso não tenha EVA , pode ser feijões, ou algo que pare em cima da cartela.
A seguir, o Bingo dos Instrumentos Musicais. Tenho um CD ( que no final do post eu passo qual é) com os sons de todos estes instrumentos musicais, e no sorteio eu toco o instrumento e eles precisam saber qual é para marcar. Só depois mostro a figura para conferir se acertaram.
Agora, temos o bingo dos diversos sons, onde tem sons de animais, objetos, enfim, sons do dia-a-dia da criança.
As fotos estão horríveis pois são do celular! rs Até que por ser dele, dá pra dar um descontinho. rs
Bom gente, todos estes bingos, são jogados com sons. O dos ritmos o professor pode fazer com algum instrumento, ou mesmo solfejando. Já os outros eu tenho o CD que veio com o livro " Jogando com os sons e Brincando com a Música" da Vania Ranucci Annunziato.
Comprei pela internet, no site Paulinas.
Aqui vai o link: http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?idProduto=1680
Tem várias edições, e este livro é maravilhoso. Sem contar que vem alguns jogos para recortar e plastificar, como dominó e alguns jogos da memória. Quem se interessar, vale a pena!
Ops, já passou da minha hora do almoço, então, vou-me embora! rs
Beijos!!
Jogos da Memória II
imprimir os intrumentos em uma folha de sulfite mais grossa, e encapar com o papel contact. Este é o jogo dos instrumentos musicais. Possui 18 pares de instrumentos.
O próximo é o das figuras musicais.
E por último o das notas, porém só com os nomes, para a criança começar a se familiarizar com elas!
Jogos da Memória
As duas primeiras fotos são do Jogo da Memória de Timbres, onde a criança precisa achar o par de acordo com o som que ela ouvir. Ele pode ser feito com caixas de fósforo encapadas , assim como estas, ou com caixinhas de filmes de máquinas fotográficas, porém estas as crianças podem conseguir abrir, já que são tão curiosas! rs
O que colocar dentro vai da imaginação de cada um. É legal ter coisas que possuem timbres bem diferentes, como arroz, feijão, pedrinhas, etc.
O que colocar dentro vai da imaginação de cada um. É legal ter coisas que possuem timbres bem diferentes, como arroz, feijão, pedrinhas, etc.
O próximo jogo é o da Memória com notas na Clave de Sol e na Clave de Fá, onde a criança , além de desenvolver a memória, aprende as notas musicais brincando!
fonte: blogger Alicia Sampaio - artes e melodias