A capa também foi uma criação digital em 3D
Somente as vozes dos cantores e cantoras são humanas, nesse cd, fato que causou apreensão entre os músicos locais, coisa facilmente superada e explicada em várias entrevistas que concedi a jornais, rádios e emissoras de tv, à época. Aberto o caminho, desde então, o uso dos computadores em estúdios de gravação tornou-se não somente uma necessidade.. Foi uma imposição mesmo! A qualidade inegável do som digital começou a transparecer, e o que era um instrumento rudimentar no meu disco pioneiro, tornou-se, com o tempo, mais sofisticado com a modernização cada vez mais evidente dos samplers, do instrumental de estúdio, dos softwares, enfim, de toda a parafernália eletrônica que hoje substitui pesadas e caríssimas mesas de gravação analógica, colunas de gravadores de fita e seus respectivos sincronizadores, módulos de efeito volumosos, etc. Sei que estou levantando ou reacendendo um debate que se instalou entre os que adotam a gravação digital como padrão, sejam meus contemporâneos ou gente que aderiu mais tardiamente à novidade.. Há sempre os saudosistas do gravador de rolo de fita desde os antigões de apenas uma ou duas pistas, com fitas magnéticas de 8 mm, aos antigões de 4 , 8 ou 20 pistas com aquelas largas fitas magnéticas de 2 polegadas que partiam, enrolavam e davam tanta dor de cabeça na hora da edição e montagem das matrizes. Da mesma maneira, há saudosistas que ainda lutam contra o som digital de altíssima definição, preferindo os bolachões de vinil ou os discos de acetato e cera de carnaúba em 78 rpm.. Eu os respeito, ouço sem discutir as suas manifestações acerca da "quentura" do som analógico e fico calado, somente pensando em ouvir, depois daquela conversa toda um bom cd sem chiados.. (E, aqui pra nós, eles também, no silêncio das suas salas, não hão de querer ouvir um disco chiado, não.. a não ser que sejam fánaticos mesmo !) Aliás, prefiro os vinis e 78 rpm já remasterizados digitalmente, porque na verdade, desde pequeno nunca fui fã de uma audição musical em que a chiadeira do disco superasse aquele "pianíssimo" delicado de um violino num solo plangente de um certo trecho de uma Sinfonia. |