“Phalanx”: in memoriam
Música e outras coisas

“Phalanx”: in memoriam


O Phalanx foi um quarteto formado em meados da década de 1980, tendo se extinguido após a morte de um de seus mentores, o saxofonista George Adams (1940-1992). Junto a ele, estavam na empreitada dois nomes dos tempos primeiros do free jazz, também já falecidos: o baterista Rashied Ali (1935-2009) e o baixista Norris ‘Sirone’ Jones (1940-2009). O quarto elemento era o guitarrista James ‘Blood’ Ulmer –o único sobrevivente.

Com a formação com que ficou conhecido, o Phalanx soltou dois álbuns oficiais, “Original” (1987) e “In Touch” (1988). Há ainda “Got Something Good for You” (1985), mas esse apenas com a participação de Adams (foto) e Ulmer. Pertencente a uma linhagem free jazzística, mas sem ser ‘inaudível’ para os menos afeitos a esse campo sonoro, o 'Phalanx' surgiu em um período obscuro para os músicos mais livres, antes do fortalecimento da free music vivenciado a partir da virada dos anos 80/90. O próprio Rashied Ali andava meio encostado antes do quarteto entrar em ação.


O som do grupo não deve surpreender quem conhece os músicos. De um lado, Sirone e Rashied são mitos do free jazz primeiro. De outro, há 'Blood' Ulmer, que teve parcerias com free jazzistas (Ornette Coleman, David Murray) e muito bebeu em blues e rock. E Adams, que não é um saxofonista de marca caracteristicamente energética e explosiva. Tendo chegado em Nova York em 1968, no auge do free, Adams acabou por se aliar naquele momento a músicos como Roy Haynes e Gil Evans. Importante em seu percurso foi a associação com Charles Mingus, em meados dos anos 70, além dos grupos que formou com Don Pullen e Dannie Richmond. É desses rumos variados que emerge o Phalanx.






1. Keeping Still   (7:20)
2. Line In Line Out   (9:00)
3. Illusion Of Reality   (11:05)
4. Spanish Endeavors  (6:55)
5. Look And See   (7:00)
6. Involution Evolution  (11:35)


*George Adams: tenor, soprano, flute
*James ‘Blood’ Ulmer: guitar, flute
*Sirone: bass
*Rashied Ali: drums
 
Recorded 27, 29 February 1988 at A&R Recording, NYC.



loading...

- Free Jazz Underground: “artistry” (sirone, 1978)
Norris Jones. Era com esse nome que o baixista, conhecido depois no meio free como Sirone, participava de gigs em seus primeiros tempos. Ainda em sua Atlanta natal, tocou jazz com George Adams e R&B com Sam Cooke. Mas seria a mudança para Nova...

- Encontro Com Guitarras: Surge O ‘free Funk’
Entrada a década de 70, Ornette Coleman buscou captular novas sonoridades que pudesse explorar. Seria no meio dessa década que o saxofonista começaria a demarcar a entrada em um nova fase de sua carreira. Aproximando-se pela primeira vez das guitarras,...

- Prato Do Dia: Acid Birds
Os Acid Birds se reuniram, pela primeira vez, em 2004, para uma apresentação em um evento chamado Assembled: Free Jazz + Electronics. O trio, formado por dois antigos parceiros (Andrew Barker e Charles Waters) e um convidado especial, Jaime Fennelly,...

- Guitarra E Noise (from Japan) Ii
A guitarra foi o último instrumento que me interessou no campo jazzístico. De Jim Hall a Joe Morris, sempre achei que, sem ignorar a relevância do legado desses músicos, faltava algo. E longe de mim estar interessado em virtuosismo. O que faltava...

- O Coquetel De Dr. Umezu
Kazutoki Umezu é um saxofonista japonês ligado à cena instrumental avant-garde que está em atividade há algumas décadas. Nascido em 1949 na cidade de Sendai, desembarcou nos EUA na década de 70, onde se infiltrou nos clássicos estúdios-lofts...



Música e outras coisas








.