Brötzmann Live 2008
Música e outras coisas

Brötzmann Live 2008


A incessante atividade de Peter Brötzmann tem gerado nessas quatro décadas de criação musical a que está exposto uma infinidade de projetos. Somente nos últimos anos, apareceram o Full Blast, o Sonore e as (re-) associações com Joe McPhee e Toshinori Kondo. Com o trompetista japonês, tem excursionado desde 2008, ao lado dos mais jovens Massimo Pupillo (bass) e Paal Nilssen-Love (drums). Esse quarteto ainda está em ação, com agenda carregada para o mês de março, que conta com apresentações na Itália, Inglaterra, Sérvia, Bélgica e Alemanha. Juntos, lançaram o disco Hairy Bones, em 2009.

Brötzmann e Kondo compartilharam um dos mais interessantes grupos dos anos 90, o Die Like a Dog Quartet, que ainda contava com William Parker e Hamid Drake. O primeiro disco do grupo, de 93, trazia como título Fragments of Music, Life and Death of Albert Ayler. O 'Die Like a Dog' produziu cinco álbuns (um deles sem Kondo), todos ao vivo. O japonês Toshinori Kondo nasceu em 1947, e tem explorado em sua longa estrada o trompete amparado em efeitos eletrônicos, com uma variedade de pedais e amplificadores. Ao lado de Brötzmann tem vivido passagens intensas, oferecendo sons diferentes do que os parceiros do alemão costumam ofertar. Parcerias com Derek Bailey, Steve Lacy, Milford Graves e Paul Lovens estão em seu currículo.

Massimo Pupillo é baixista e líder do grupo italiano Zu, que funde o free jazz, o garage e o avant-rock, tendo trabalhado com figuras como Ken Vandermark e Mats Gustafsson, que são também companheiros de longa data do baterista Paal Nilssen-Love. O trio Brötzmann/Gustafsson/Nilssen-Love gravou em 2006 o álbum 'The Fat Is Gone', que é um dos mais intensos registros da década.


Em “Live at Bimhuis (Amsterdam)”, realizado em 22 de setembro de 2008, o quarteto mostra a vitalidade do que tem feito _apesar de apresentar uma abordagem distinta da oferecida pelo Full Blast, traz uma intensidade relativamente próxima. Conhecer essa apresentação é uma oportunidade de avaliar o legado e a relevância de Brötzmann para a música contemporânea. O show foi retransmitido, na época, pela rádio BBC.

1- radio comments (02:40)
2- North (33:52)
3- Peter Brötzmann interview (07:40)
4- East (15:13)
5- radio comments (02:49)

*Peter Brötzmann: alto/tenor saxs, bb clarinet, tarogato
*Toshinori Kondo: trumpet / electronics
*Massimo Pupillo: electric bass
*Paal Nilssen-Love: drums

Local: Bimhuis, Amsterdam
Recorded date: 22nd Sept 2008

***photo by Heiko Purnhagen



loading...

- Quem Tem Medo De Peter Brötzmann? (i)
O Die Like a Dog foi não apenas um dos pontos nevrálgicos da free musicna década de 1990, mas também um marco crucial no percurso de Peter Brötzmann. O quarteto, que reunia os geniais William Parker (baixo), Hamid Drake (bateria) e Toshinori Kondo...

- Um Pouco De K. Vandermark - Vi
Fora de suas variadas investidas próprias, Ken Vandermark também costuma visitar projetos alheios. Nesse ponto, destacam-se suas incursões nos campos de Mats Gustafsson e, especialmente, Peter Brötzmann –lembramos ainda que esses três saxofonistas...

- As Muitas Parcerias De Brötzmann
Ninguém pode acusar Peter Brötzmann de se repetir: de tempos em tempos, o lendário saxofonista alemão aparece com um projeto novo, sempre dialogando com novos parceiros e formações variadas. Em anos recentes, os trios “Full Blast” (com baixo...

- Novidades De Brötzmann
O mercado recebeu há pouco dois novos álbuns de Peter Brötzmann. Um deles é um relançamento com disco bônus (material inédito). Trata-se do grupo Full Blast, que aparece em edição nova do álbum Black Hole _agora duplo. A novidade é uma gravação...

- O Hiperativo Ken Vandermark
Ken Vandermark é um dos saxofonistas de Chicago que passou a ganhar destaque a partir da década de 90. O nome do hiperativo saxofonista (que também utiliza muito o clarinete) está associado a uma infinidade de projetos: DKV Trio, Witches & Devils,...



Música e outras coisas








.